Não há como negar que a internet virou nosso maior aliado em diversas tarefas do cotidiano. Facilitando cada vez mais a vida do brasileiro, criou-se o aplicativo do FGTS. O FGTS é uma ótima alternativa para quem está precisando de uma graninha para quitar algumas dívidas ou realizar planejamentos.
Contudo, é muito comum encontrar pessoas com dúvidas em relação ao benefício e o aplicativo, principalmente como consultar. Para ajudá-lo a consultar o saldo FGTS e ainda esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o FGTS, mantenha-se na leitura e confira!
O que é FGTS?
Uma sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, se refere a um dos principais direitos trabalhistas da CLT, em que o empregador deposita os recursos todos os meses em um fundo (normalmente podendo ser acessado em momentos específicos).
O objetivo da criação do FGTS era gerar uma estabilidade financeira aos que possuem um trabalho no regime CLT. Dessa forma, os recursos depositados em um fundo podem ser utilizados como uma reserva caso o empregado seja demitido sem justa causa.
Além disso, os recursos do FGTS podem ser utilizados na construção do patrimônio, contudo na aquisição de um imóvel.
O dinheiro é depositado em uma conta da Caixa Econômica Federal, sem a possibilidade de ser descontado do salário do empregado.
Veja também:
- Ficou empregado? Veja se você ainda tem direito ao AUXÍLIO BRASIL de R$ 600;
- Auxílio Brasil: Bolsonaro diz que lista de espera não existe mais;
- Governo pretende autorizar o uso do FGTS na compra de imóveis;
- Como fazer o requerimento do Seguro Desemprego pelo aplicativo;
Como consultar o saldo pelo Aplicativo FGTS
Antes de qualquer coisa, para acessar o saldo do FGTS é necessário instalar o aplicativo FGTS, que está disponível para celulares Android e iOS.
Após instalar o app do FGTS, acesse a tela inicial do aplicativo e clique em “Entrar no aplicativo”. Feito isso, o app irá solicitar a permissão para a troca de informações.
Para continuar basta clicar em “Continuar”, assim será direcionado ao “Cadastro do Usuário”.
Documentos necessários que podem ser usados no Aplicativo FGTS
Será necessário as seguintes informações e documentos:
- Carteira de trabalho;
- CPF;
- Como uma alternativa, currículo tabulado com todas as datas de entrada na empresa.
Assim, com tudo necessário em suas mãos, prossiga aos próximos passos.
Fazer o cadastramento do Usuário
Primeiramente, você deve informar seu número de CPF e clicar em “Próximo”, será necessário inserir sua data de nascimento e nome completo e assim clicar em “Próximo”.
Depois que informou seus dados, terá que informar seu endereço de e-mail e confirmar.
Vale lembrar que, se você for auxiliar algum parente que não possui e-mail e caso já tenha visto de seu próprio saldo, ele não poderá ser utilizado de novo.
Tendo isso em consideração, role até o final da página e crie sua própria senha de acesso.
Para consultar o saldo usando o aplicativo FGTS
O primeiro passo é realizar o login no aplicativo, informando seu CPF e clicando em “Próximo”, informe sua senha de digitais e aperte em “Entrar”.
Assim, você será direcionado para a etapa de “confirmação de dados”;
Confirmação dos dados trabalhistas
Nesta etapa, você deverá responder três perguntas (entre múltipla escolha e o preenchimento do ano em que você ingressou em uma determinada empresa).
Lembre-se de ter em mãos sua carteira de trabalho, pois terá apenas duas chances diárias para responder a respeito de seus dados.
Responda atentamente a cada pergunta e clique em “Continuar”. Em seguida, acesse o saldo de cada empresa (algumas podem apresentar um saldo igual a zero pelo motivo de saques realizados no exato momento da demissão ou em virtude dos valores encontrados e serem relacionados às empresas em que você pediu demissão).
No momento da confirmação, o aplicativo não pedirá mais confirmações de histórico.
Afinal, como funcionam os rendimentos do FGTS?
O empregador é obrigado a fazer depósitos do FGTS na conta do funcionário, de acordo com a legislação trabalhista. Existem também os rendimentos do FGTS, já que o fundo possui uma distribuição de resultados, que serve para incrementar a rentabilidade do fundo do trabalhador.
Dessa maneira, ocorre uma distribuição do resultado positivo que será atingido pelo FGTS, além de uma remuneração mensal com rendimento da Taxa Referencial somada a 3% ao ano.
Conclusão
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é nitidamente fundamental aos trabalhadores, e mesmo assim, muitos trabalhadores possuem dificuldades para acessar.
Com esse artigo, há explicações de uma maneira mais prática e compreensível para todos. Para que o processo de consulta ao saldo seja facilitado. Portanto, se você deseja consultar o seu saldo para colocar todos os passos e dicas e práticas e pronto!