Não é uma novidade que a tecnologia e Internet tornaram-se algo essencial atualmente para todos os humanos, principalmente sobre benefícios como o FGTS por exemplo. No Brasil isso não seria diferente, muitos benefícios e serviços em geral podem ser acessado pelo seu celular.
O FGTS pode ser uma ótima alternativa para quem deseja realizar um novo projeto ou simplesmente quitar todas as dívidas, e com o aplicativo FGTS, isso se torna mais fácil.
Atualmente muitas pessoas demitidas sem justa causa se veem perdidas, muitas vezes sem ao menos saber os conceitos de FGTS.
Portanto, se você deseja saber mais informações e principalmente quem tem direito consultando pelo app, mantenha-se na leitura e confira!
O que é Fgts?
O FGTS, conhecido também como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, como o próprio nome já diz, é um fundo do trabalhador em que a empresa deposita uma quantia (porcentagem derivada do salário bruto mensal).
O fundo pode contar com diversas contas sendo uma referente ao emprego atual do trabalhador, uma ativa, referentes a trabalhos anteriores e outras inativas.
O dinheiro é colocado pela empresa em uma conta da Caixa Econômica Federal e o valor depositado não pode descontado do salário do empregado.
Veja também:
- Ficou empregado? Veja se você ainda tem direito ao AUXÍLIO BRASIL de R$ 600;
- Auxílio Brasil: Bolsonaro diz que lista de espera não existe mais;
- Governo pretende autorizar o uso do FGTS na compra de imóveis;
- Como fazer o requerimento do Seguro Desemprego pelo aplicativo;
Objetivo do FGTS
O objetivo da criação do FGTS era de gerar uma estabilidade financeira aos que possuem trabalho no regime CLT. Assim, os recursos depositados em um fundo são usados como uma reserva caso o trabalhador seja demitido.
Além disso, os recursos do FGTS podem ser usados na construção de patrimônio, principalmente na inquisição de um imóvel próprio.
Quem tem direito ao FGTS?
Certamente, o FGTS é um direito de todos os trabalhadores registrados no regime CLT, trabalhadores rurais, temporários, empregados domésticos, avulsos, safreiros (os trabalhadores que trabalham somente em período de colheita) e os atletas profissionais.
Documentos necessários para a consulta pelo app
Você precisará dos documentos e informações abaixo:
- Carteira de trabalho;
- CPF;
- outra opção seria o currículo tabulado com todas as datas de entradas nas empresas.
Primeiramente, antes de começar qualquer ato é necessário instalar o aplicativo FGTS que está disponível para celulares Android e iOS.
Vale ressaltar que para ter acesso é necessário concluir seu cadastramento Único, apenas assim para conseguir acessar os serviços do aplicativo.
Como consultar o saldo e extrato de sua conta
Ao acessar a página inicial do aplicativo será necessário que você faça o login no aplicativo. Informe seu CPF e clique em “Próximo”.
Nesse sentido, informe sua senha de seis dígitos e prossiga clicando em “Entrar”, assim você será direcionado para a aba de confirmação de dados.
Confirmação de dados trabalhistas
Nesse contexto, será necessário responder três perguntas (desde múltipla escolha até preenchimento de ano em que entrou em uma determinada empresa).
Lembre-se de ter em mãos sua carteira de trabalho. Você terá somente duas chances diárias para confirmar seus dados.
Responda atentamente a cada uma das perguntas, e prossiga clicando “Continuar”.
Será possível acessar o saldo de cada empresa (vale ressaltar que algumas irão apresentar um saldo zero). Isso se deve por saques realizados no momento da demissão ou em razão dos valores encontrados estarem relacionados às empresas em que você pediu demissão, sendo retidos.
Assim que confirmado, não será necessário a solicitação de confirmações de histórico.
Quando é possível sacar
Além de compreender o que é FGTS e quem possui direito ao fundo, também é muito importante saber quando é possível sacar esse dinheiro. Essas são algumas das situações:
- Aposentadoria;
- Fechamento da empresa;
- Demissão sem justa causa;
- Compra de casa própria;
- Rescisão de contrato por comum acordo entre empregador e trabalhador ( em casos como esse, é possível sacar apenas 80% da conta vinculada);
- Término de contrato de um trabalhador ou trabalho;
- Ter idade igual ou superior a 70 anos de idade;
- Doenças Graves;
- Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
Além disso, há duas principais modalidades para o saque do FGTS que forma anunciadas pelo governo. O saque aniversário e o saque imediato.
Conclusão sobre o FGTS
Enfim, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é algo extremamente importante para a população brasileira, e nada melhor do que poder conferir todas as informações do conforto de sua casa.
Portanto, a internet é um grande aliado nesses momentos, e com o aplicativo fica ainda mais fácil resolver questões sobre o fundo, principalmente após esse artigo.
Afinal, você terá a possibilidade de conferir o que bem desejar do app do FGTS. Espero ter ajudado, abraço!