Atualmente, a internet e a tecnologia se tornou algo indispensável aos humanos. Com o uso dessa ferramenta há uma infinidade de possibilidades a serem feitas. Entre essas possibilidades está a eventualidade de resolver questões de âmbito social e econômico, como o PIS/PASEP.
Constantemente, muitos brasileiros se veem confusos e sem compreender algumas informações em relação ao PIS/PASEP. Pensando nisso, preparamos esse artigo com o intuito de instrui-los a consultar e verificar a data de pagamento sem ao menos sair de casa, apenas pela internet, portanto, confira.
Afinal, o que é o PIS/PASEP?
PIS é uma sigla para Programa de Integração Social, já o PASEP é o programa de formação do patrimônio do Servidor Público.
Ambos foram criados na década de 1970 e com o principal propósito de gerar uma poupança individual aos trabalhadores.
Nessa lógica, o Pasep é a contribuição social recolhida mensalmente pela União, dos estados, pelas empresas públicas, pelos munícipios e de economia mista.
É destinado principalmente para custear os benefícios a trabalhadores de menor renda. Apesar de ser associado ao Abono Salarial, o Pasep é na realidade, bem parecido ao PIS, isto é, não é deduzido pelo salário do trabalhador.
Veja também:
- Ficou empregado? Veja se você ainda tem direito ao AUXÍLIO BRASIL de R$ 600;
- Auxílio Brasil: Bolsonaro diz que lista de espera não existe mais;
- Governo pretende autorizar o uso do FGTS na compra de imóveis;
- Aplicativo FGTS – Veja como consultar seu saldo online;
A diferença entre o PASEP e o PIS?
A diferença entre os programas está no público alvo, pois no PASEP estão inscritos os servidores públicos federais, municipais, estaduais e os empregados públicos, sem ter em conta o regime do trabalho e a Consolidação das Leis Trabalhistas.
Os recursos sobrevêm das contribuições recolhidas pelo faturamento das empresas públicas e economia mista, assim como das receitas e transferências recebidas do governo.
Já o PIS é concedido ao trabalhador da iniciativa privada e administrado pela Caixa.
Como consultar o abono salarial do PIS 2022?
Primeiramente, será necessário acessar ao site oficial do Ministério da Economia que é dedicado ao abono salarial 2022 e clique em “Iniciar”.
Feito isso, prossiga pressionando no botão “Entrar com Gov.br”, assim, digite seu CPF e senha no GOV.br e clique em “Entrar”.
Na tela seguinte do portal, clique em “Consultar abono salarial”. As pessoas que tiverem direito ao abono salarial de 2022 poderá ver as informações de valor e data de saque na tela.
Já as pessoas que não tiverem direito ao benefício receberão a mensagem “Nada por aqui”. De maneira virtual, a consulta pode ser feita pelo aplicativo CAIXA TEM, pelo app Caixa trabalhador e pelo CTPS Digital.
Como sacar o PIS/Pasep 2022?
As pessoas que possuem direito ao PIS e possui conta poupança, corrente ou a conta digital da Caixa pode realizar o saque por crédito em conta.
Há possibilidade do valor ser creditado na conta Poupança social Digital, aberta de forma automática ao aceitar os termos do aplicativo Caixa Tem.
Aos que possuem o Cartão do Cidadão podem sacar nos caixas eletrônicos, Lotéricas ou correspondentes Caixa por intermédio de uma senha.
Os trabalhadores podem ainda se dirigir para qualquer agência da Caixa apresentando o documento oficial com identificação de foto para receber o abono.
Como saber o meu número do PASEP?
O número do Pasep pode ser adquirido na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS. Todavia, outra maneira de conseguir o número é pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Em primeiro lugar, acesse o site oficial do CNIS e na página inicial, selecione a opção “Cidadão”. Na tela seguinte, no canto superior esquerdo clique em inscrição e Afiliado.
Logo em seguida, preencha as informações pessoais solicitadas e clique em “Não sou um robô” prossiga clicando “Continuar”.
Uma faixa vermelha irá aparecer na tela com seu número de inscrição do Trabalhador (NIT). Esse será seu número de PIS ou PASEP.
As datas do pagamento
Contudo, as datas dos pagamentos do PIS/PASEP varia de acordo com dígito final da inscrição do PIS/PASEP. Assim, vale ficar atento conforme as datas do calendário divulgado.
Conclusão Sobre o PIS/PASEP
Por fim, a tecnologia e internet é nossos aliados para qualquer momento e em situações como essa, é nítido o quão prático se torna.
Afinal, com essa ferramenta essencial, você pode consultar todas as informações que desejar sobre o PIS/PASEP de maneira online.
Assim, sem ao menos sair da sua casa, você terá acesso a todas informações não apenas sobre o PIS/PASEP mas de qualquer situação financeira que possui interesse em compreender.
Abraço!