Hoje vamos falar sobre o seguro desemprego. Com a modernidade e tecnologia que a sociedade vem atingindo, realizar tarefas e coisas que levariam dias tornou-se mais prático. Todavia, há muitas maneiras de usufruir dessas criações, principalmente no esclarecimento de dúvidas e processos de resolução de uma situação em específico.
Atualmente, muitas pessoas se questionam sobre como fazer o requerimento do Seguro Desemprego pelo aplicativo e pensando nisso, decidimos facilitar. Portanto, se você deseja saber mais informações e compreender melhor como fazer o requerimento do Seguro Desemprego, confira a seguir!
O que é seguro desemprego?
O seguro desemprego é um dos direitos garantidos em vigor aos profissionais com carteira assinada, que são demitidos sem justa causa.
Com o embasamento no Fundo de Amparo ao Trabalhador, esse é um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social. Assim, deve ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal.
Contudo, o problema é que o processo para retirar esse valor não é algo tão simples. Os colaboradores devem seguir uma série de regras, além de estarem de alguns pré-requisitos previstos na legislação.
Veja também:
- Ficou empregado? Veja se você ainda tem direito ao AUXÍLIO BRASIL de R$ 600;
- Auxílio Brasil: Bolsonaro diz que lista de espera não existe mais;
- FGTS – Confira quem tem direito ao consultar pelo app oficial;
- Aplicativo FGTS – Veja como consultar seu saldo online;
Como funciona o seguro desemprego?
A principal finalidade do seguro desemprego é funcionar como uma espécie de apoio financeiro por um tempo determinado ao colaborador demitido sem justa causa.
Assim, no momento do desligamento, seu valor será pago em parcelas que variam de acordo com o tempo de trabalho de cada funcionário na empresa, como um exemplo.
Dessa maneira, o profissional terá uma quantidade econômica guardada para ajudar no período enquanto ficará desempregado, enquanto busca por uma nova oportunidade de trabalho.
Como fazer o requerimento do Seguro Desemprego pelo Aplicativo?
O aplicativo carteira de Trabalho Digital pode substituir o documento físico no momento da contratação, além de possibilitar o acesso aos antigos contratos de trabalho e consultar os benefícios, com o Abono Salarial e o Seguro desemprego.
Para conseguir solicitar, é necessário ter em mãos, o documento do requerimento do seguro desemprego que deve ter sido entregue no momento da demissão e principalmente o número do CPF.
Antes de tudo, será necessário instalar o aplicativo, através das lojas App Store e Play Store. Após feito o cadastro, você poderá usar o app para dar entrada no Seguro Desemprego.
Acesse o aplicativo e clique em “Entrar”, insira seu CPF e para prosseguir clique em “Próxima”. Feito isso, faça o cadastro que será solicitado e clique em “Continuar”.
Para prosseguir, crie sua senha de acesso e autorize o uso dos dados pessoais, assim selecione a opção “Benefícios” e clique em “Solicitar”.
O que fazer caso a solicitação for negada?
Após a realização da análise da solicitação, o trabalhador será informado pelo aplicativo (em alguns casos pelo portal) a situação em que se encontra o pedido.
Caso seja aprovado, você irá saber quantas parcelas e quais valores do benefício terá direito. Se o pedido for negado, existe a possibilidade de solicitar novamente uma nova analise.
Quem tem direito ao segundo desemprego?
O seguro desemprego deve ser garantido a todos os profissionais que possuem carteira assinada, de acordo com a demissão sem justa causa. Isso inclui também a rescisão indireta, que ocorre quando o empregado é “dispensado” pelo patrão.
Porém, além disso, há outras categorias de profissionais que também possuem direito de receber esse benefício. Sendo eles:
- Colaboradores que tiveram seu contrato de trabalho suspenso para participar de curso ou programa de qualificação profissional fornecido pelo patrão;
- Profissional que não possui renda própria suficiente à sua manutenção e de sua família;
- Empregados domésticos;
- Pescadores profissionais durante o período do defeso (quando a pesca não é permitida para a proteção dos animais);
- Trabalhador resgatado de condições semelhantes a escravidão.
Por fim, os profissionais que receberam salários como pessoa jurídica ou física também possuem esse direito, com condição que o pagamento tenha sido relativo em três situações:
- A cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
- A pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
- A pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.
Conclusão
Em conclusão, muitas pessoas necessitam de benefícios como esse e o auxílio de um aplicativo torna-se muito mais prático o acesso.
Assim, com o aplicativo Carteira Digital fica mais fazer o requerimento do Seguro Desemprego e sem sair do conforto da sua casa.
Nada melhor que uma ótima praticidade em nossas mãos. Lembre-se de manter a calma enquanto aguarda a aprovação do Seguro Desemprego.
Bom dia, eu fiz o pedido do seguro e foi aceito com 4 parcelas, qua só fui ver a data desse mês pra mim sacar, está um notificação dizendo requerimento suspenção auditoria 1, e minhas parcelas sumiram no meu APP, o que devo fazer se é do meu direito se não fosse não aceitaria depois que eu conseguir fizeram isso uma falta de respeito com o trabalhador