A CNH Social tem ajudado milhares de pessoas a cumprir o documento que lhes permite dirigir veículos legalmente. E grande parte do público que o emite são jovens ou aqueles que podem demonstrar que não têm condições financeiras de pagar sua carteira de motorista particular.
São vários os motivos para a existência da CNH Social, um deles é garantir a formação de novos motoristas e, consequentemente, alimentar o mercado de trabalho na categoria de motorista de veículos. Ou seja, muitas pessoas conseguem um emprego com o cartão social em mãos.
O SEST/SENAT (Serviço de Transporte Social e Serviço Nacional de Aprendizagem de Trânsito) é responsável pela emissão da carteira de habilitação nacional. Se você quer saber como participar, leia com atenção as dicas que vamos compartilhar aqui neste texto criado pelo site Consulta de benefícios.
Composição da CNH Social
O documento é gratuito, o emissor não paga taxas, taxas ou exames para obter a CNH social, os custos emissão do documento são pagos pelo programa. Uma grande vantagem, pois sabemos que uma CNH custa mais de R$ 2.000,00 reais atualmente.
No Brasil, a CNH Social já está presente em 14 estados, confira:
- Distrito Federal
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Amazonas
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- São Paulo
- Pernambuco
O programa CNH Social é tão importante que muitas pessoas que não podem pagar por um documento podem tê-lo emitido gratuitamente. Nos próximos anos certamente veremos a CNH social presente em todo o território brasileiro.
Veja Também:
- Veja 4 Benefícios Pagos Pelo Governo Federal Atualmente;
- Cartão de crédito – Veja qual cartão tem aprovação facilitada;
- Casa Verde e Amarela – Veja as Mudanças e Como Participar do Programa;
- Empréstimo consignado Auxílio Brasil – Veja Como Fazer;
O que é necessário para emitir a CNH Social
Assim como qualquer outra emissão de documentos, a CNH Social possui algumas regras que devem ser seguidas rigorosamente pelos candidatos à emissão, tais como:
- Os que não têm condições de emitir a carta de motorista nacional devem inscrever-se no programa. E como sabemos, ele deve ter pelo menos 18 anos.
- O programa destina-se exclusivamente a quem não tem condições de pagar a emissão privada de sua CNH. Portanto, ele deve comprovar uma baixa renda mensal de até 2 salários mínimos. Ou que estão atualmente desempregados.
- O candidato deve estar cadastrado no programa CadÚnico, sua inscrição deve estar legalizada e atualizada conforme as regras do programa, ou inserida no programa Bolsa Família.
- A CNH social é constituída por pessoas disponíveis que comprovem residência em zona rural. Jovens e adultos também podem se registrar na prisão.
- Exige-se o comprovante de escolaridade em alguns estados onde o CNH Social está presente. Isso porque existe um teste teórico que o futuro motorista deve ler e escrever para completá-lo.
Como Se Inscrever no programa
Atualmente, os candidatos interessados no registro e posterior emissão do documento têm duas opções para emissão do documento:
1 – A primeira opção é acessar o site oficial do DETRAN – Departamento de Trânsito e as Condições e Normas para revisar detalhadamente a edição do CNH Social.
Caso o DETRAN do estado onde você mora já esteja incluído no programa, basta acessar o site e clicar em CNH Social. Em seguida, você precisará preencher um formulário de inscrição e responder a um questionário que faz parte do processo de inscrição.
Após responder corretamente às questões, o candidato deve concluir sua inscrição e consequentemente participar de todas as etapas que fazem parte da exposição da CNH.
2 – Participantes da exposição da CNH Os interessados no Social 2022 também podem fazê-lo no site oficial do SENADO do SEST em sua cidade.
No SEST SENAT, os candidatos são informados sobre a disponibilidade de vagas para a premiação. E mesmo que não haja vagas no momento. Além disso, o SENADO SEST também disponibiliza informações sobre fraudes e riscos de fraude no programa.
Considerações Finais Sobre a CNH Social
Por se tratar de um programa gratuito, a CNH social da aos candidatos o acesso às etapas para fazer a emissão do documento.
Os exames psicotécnicos e as aulas teóricas e práticas duram alguns meses. Porque é preciso criar empregos que se encaixem no programa.
Durante o processo de emissão, o SENADO do SEST enviará informações indicando onde e quando serão realizados os exames por meio de concurso público.
Por isso, convidam as empresas a participar do programa social disponibilizando veículos e demais estruturas que fazem parte da edição atual.
Lembre-se que as empresas devem ter veículos para participar do Programa de Emissões Sociais da CNH. Isso também se aplica às clínicas e CFCs incluídos no programa.
quero me candidatar
não tenho condições de tirar minha CNH
Será que esse ano vai ter CNH social