Em momentos de crise, é comum as empresas demitirem uma parte de seus funcionários, infelizmente. Isso se deve ao alívio financeiro que elas buscam. Dessa maneira, alguns trabalhadores demitidos sem justa causa terão direito a um auxílio do governo chamado de Seguro desemprego.
No entanto, muitas pessoas possuem dúvidas em relação ao seguro desemprego, e principalmente como realizar o requerimento online. Pensando nisso, preparamos esse artigo repleto de instruções e informações necessárias sobre o Seguro desemprego. Portanto, confira!
O que é seguro desemprego?
O seguro desemprego é um dos principais direitos garantidos em lei aos profissionais com carteira assinada, em que são demitidos sem justa causa.
Assim, foi criado baseado no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um dos benefícios concedidos pela Previdência social. Dessa forma, deve ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal.
Contudo, o processo de retirada de seu valor não é algo tão simples. Os colaboradores devem atender a uma série de regras, além de se encaixarem em alguns pré-requisitos previstos na legislação.
Como funciona o seguro desemprego?
O intuito principal do seguro desemprego é como uma espécie de apoio financeiro por um tempo determinado ao colaborador demitido sem justa causa.
Sendo assim, ao momento de desligamento, o valor será pago em parcelas que podem variar conforme o tempo de trabalho do funcionário na empresa.
Dessa maneira, o profissional terá uma certa quantia econômica guardada para o auxiliar durante um certo tempo que ficará desempregado, enquanto busca por uma oportunidade de trabalho nova.
Quem tem direito ao Seguro Desemprego?
Para obter o seguro desemprego, você precisa atender aos seguintes requisitos:
- ser demitido sem justa causa (demissão);
- estavam desempregados no momento da solicitação dos benefícios;
- Não receber benefícios previdenciários de qualquer natureza, exceto auxílio-morte ou auxílio-acidente;
- não ter renda própria para sustentar a si e sua família;
- Recebeu salário do seu empregador: pelo menos 12 dos últimos 18 meses anteriores à data do despedimento à data do primeiro pedido;
- No momento do segundo pedido, pelo menos 9 dos últimos 12 meses anteriores à data do despedimento;
- No caso de outros pedidos, a cada 6 meses imediatamente anteriores à data do despedimento;
- No caso de empregados rurais, 15 meses de carteira assinada nos últimos 2 anos, não deve ser sócio ou membro da participação nos lucros da empresa.
Como você deve ter notado, há uma série de requisitos. Por esse motivo, você deve se manter atento em todos eles para saber se terá direito ao benefício.
Passo a passo para o requerimento online
Primeiramente, é necessário informar que a solicitação poderá ser feita de duas maneiras:
- Ligar ao telefone 158 e agendar uma visita presencial na Superintendência Regional do Trabalho mais perto de sua casa.
- Realizar a solicitação online.
Esse primeiro caso é o método convencional. Portanto, se você preferir fazer a solicitação presencialmente, basta ligar para o telefone 158 e agendar sua visita.
Passo 1
Para iniciar, clique no botão “Cadastrar”, que estará localizado no canto superior direito.
Passo 2
Você será direcionado a página inicial do programa. Em seguida clique em “Entrar com gov.br”.
Logo, você deverá informar seu CPF e depois a sua senha. Se você não tiver um cadastro no gov.br, digite seu CPF e será direcionado para criar um senha.
Passo 3
Após logar ao sistema com sucesso, você chegará em uma tela com diversas opções de escolhas.
Assim, você deverá clicar em “Seguro-Desemprego” e em seguida, clicar em “Solicitar o seguro desemprego”.
Passo 4
Já no quarto passo você terá que fornecer o número de requerimento ao Seguro-Desemprego, o qual será fornecido pelo seu antigo empregador.
Passo 5
Alias, de novo, será necessário inserir as informações com seus dados pessoais e profissionais. Embora, seria o mesmo formulário em que você preencheria caso fosse a alguma agência do ministério do Trabalho.
Passo 6
Desse modo, quase finalizando, será sugeridas algumas vagas de trabalho que irá combinar com seu perfil profissional, e portanto, cursos de capacitação para auxiliar na melhora do seu currículo.
Passo 7
Logo, no último passo, você deverá confirmar o seu desejo em receber o Seguro-Desemprego.
Assim, pronto, você já terá completado o requerimento do seguro.
Todavia, vale ressaltar que você vai receber a primeira parcela do seguro desemprego na semana seguinte à solicitação.
Contudo, uma última informação necessária ao seu conhecimento é sobre o cadastro, será possível fazer todo esse processo de solicitação de Seguro-Desemprego no celular, através do aplicativo minha carteira digital.
Conclusão sobre o requerimento do seguro desemprego
Assim, é extremamente necessário realizar cada passo de todo o processo com muita atenção e cuidado, pois isso resultará em algo bom ou ruim.
Dessa forma, irá garantir o Seguro-Desemprego a você até o momento em que você encontre outro emprego.
Lembre-se que há regras, portanto muito cuidado ao realizar. Abraço!
bom