Neste artigo, vamos mostrar como criar riqueza pessoal. Recentemente nos deparamos com números surpreendentes sobre as finanças do americano médio. Apenas 4% de nós temos economias significativas aos 65 anos, e a maioria dos brasileiros tem menos de R$ 5.000 em economias.
Talvez ainda mais preocupante, quase um quinto de nós tem um patrimônio líquido negativo, o que significa que temos mais dívidas do que o valor total de nossos ativos combinados.
Em uma terra de riqueza e oportunidade, e em uma era de liberdade ilimitada, alcançar a riqueza é principalmente uma questão de escolha e determinação. A seguir estão minhas sugestões para aumentar rapidamente sua renda pessoal e riqueza.
1. Desenvolva uma consciência saudável do dinheiro
A maioria de nós ignora nosso fluxo de caixa e não tem um orçamento, ou pensa no dinheiro como um “problema”. Em vez disso, comece a pensar nisso como energia, como um recurso e como uma ferramenta a ser gerenciada e usada com sabedoria.
2. Desenvolva um desejo saudável por dinheiro
O dinheiro não é mal nem a fonte da felicidade. É uma ferramenta que pode ser usada bem ou mal, mas o mais importante é que pode ser usada para alcançar muitos dos sonhos e prioridades da vida. Ter mais disso aumenta suas escolhas e sua responsabilidade.
3. Desenvolva uma base pessoal saudável
É difícil atrair ou manter dinheiro se sua vida está um caos. Para alcançar uma riqueza significativa, preste atenção à sua atitude, seus relacionamentos, seus valores e sua integridade. O dinheiro tende a fluir para aqueles que estão preparados para lidar bem com ele.
4. Resolva todos os vícios para criar riqueza pessoal
O abuso de substâncias obviamente minará qualquer capacidade real de atrair e administrar grandes quantias, mas outros vícios são igualmente perigosos.
Vícios em compras, drama e emoção, poder ou sexo, ou a necessidade de ter o mais novo gadget destruirão a liberdade de escolha e sua capacidade de lidar com dinheiro com responsabilidade.
5. Gaste menos do que ganha
Um ponto óbvio que a maioria de nós ignora. Tenha e use um orçamento, acompanhe seu fluxo de caixa, decida o que você precisa em comparação com o que deseja.
A menos que você use cartões de crédito como uma ferramenta para monitorar seus gastos, evite usá-los. Se você está vivendo de crédito, fazendo malabarismos entre um cartão e outro, procure ajuda profissional!
6. Economize uma quantia significativa para gerar riqueza pessoal
A maioria dos especialistas recomenda pagar a si mesmo primeiro e economizar de 5% a 20% de sua renda. A quantia ou porcentagem que você economiza provavelmente não é tão importante quanto o princípio.
Se no início você economizar apenas 1%, faça esse depósito todas as semanas, faça-o sem falhas e parabenize-se! Mesmo 1% é um ótimo começo!
7. Reduza seus gastos em 25% pelo menos
Essa é uma quantidade enorme! Para a maioria de nós, também é inteiramente possível. Leve seu almoço, compre menos lixo, alugue um filme em vez de ir ao cinema.
Faça um piquenique em vez de jantar em um restaurante, recicle e conserte em vez de jogar coisas fora e comprar novas. Viva mais barato, mais simples e mais próximo da terra.
8. Aprenda os princípios do investimento
A maioria das faculdades comunitárias tem cursos sobre investimentos em ações, imóveis, propriedades comerciais e até colecionáveis.
Escolha sua preferência, estude muito, compre com inteligência e deixe seu dinheiro trabalhar para você, em vez de você sempre trabalhar por dinheiro. Mas, nunca tente ficar rico rápido! Estamos falando de investir, não especular.
9. Desenvolva renda passiva de longo prazo
Sejam juros de títulos, lucros de um negócio ou resíduos de seu último comercial de TV, desenvolva ativos que gerarão fluxo de caixa positivo nos próximos anos, esteja você trabalhando ou não. Aluguel de imóveis é um dos favoritos, assim como ações e fundos mútuos.
10. Desenvolva a consciência da riqueza pessoal
Este é um desejo consciente e específico de estar ciente do dinheiro, de ter dinheiro e de usar o dinheiro para refletir seus valores e suas prioridades. Alguns de nós virtualmente escolhemos a pobreza por causa de nossa recusa em assumir a responsabilidade pela forma como lidamos com o dinheiro.
Outros vivem como avarentos e nunca usam o dinheiro para expandir seus horizontes e desenvolver suas vidas. Você pode decidir ter um relacionamento saudável, excitante e lucrativo com o dinheiro. Escolha sabiamente. Começa hoje!