A Caixa Econômica anunciou que os moradores das cidades paulistas de Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, afetadas pelas recentes chuvas, poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O valor máximo permitido para saque é de R$6.220, dependendo do saldo disponível na conta.
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve ter saldo em conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O Saque Calamidade do FGTS permite que o trabalhador retire o saldo da sua conta em situações de necessidade pessoal urgente e grave, decorrentes de desastres naturais que afetaram a sua área de residência.
Veja Também:
- Auxilio Brasil – Veja tudo sobre o benefício;
- Ficou empregado? Veja se você ainda tem direito ao AUXÍLIO BRASIL de R$ 600;
- Governo pretende autorizar o uso do FGTS na compra de imóveis;
- Aplicativo FGTS – Veja como consultar seu saldo online;
A Caixa está trabalhando em conjunto com as autoridades locais para agilizar o processo de liberação do benefício aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas.
Para solicitar o FGTS, o trabalhador deve baixar o aplicativo do FGTS, inserir as informações de cadastro e selecionar a opção “Meus saques” e, em seguida, “Outras situações de saque – Calamidade pública”.
É necessário enviar uma foto do documento de identidade, um comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade, e escolher a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa ou de outro banco.
A análise do pedido pode levar até cinco dias úteis. Para mais informações sobre a documentação necessária e o processo de solicitação, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com a instituição pelo Fale Conosco, no número 0800 726 0207.